segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eleições 2010-Conheça mais dos principais candidatos

Dilma Rousseff (PT)


A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff teve uma juventude conturbada. Nascida em Belo Horizonte em 1947, no dia 14 de Dezembro, é filha de um imigrante Búlgaro. Passou a maior parte da sua juventude na capital mineira. Em 68, quando estudava economia na UFMG, sofreu com o golpe militar, e envolveu-se em atividades contra o regime, fazendo parte de vários grupos clandestinos.
Na sua biografia oficial, não há qualquer alusão à luta armada, e consta que jovem estudante foi condenada nos anos 70 por subversão que, na prática, tanto podia significar sequestrar um embaixador (como no caso do embaixador americano Charles Elbrick) como simplesmente pichar palavras de ordem num muro.
Muitos ainda não sabem, mas na luta contra a ditadura Dilma participou de várias atividades, dentre elas as mais comentadas são o assalto milionário e o seqüestro de um embaixador norte americano, o grupo também foi acusado de vários assassinatos, mas a anistia soterrou essa parte sombria de sua história, vale lembrar que essas atitudes foram contra o regime ditatorial, sendo assim muitos dão razão aos atos da candidata.

Marina Silva (PV)


A candidata Marina Silva nasceu em Rio Branco, AC, em 1958, num seringal. Alfabetizou-se pelo antigo Mobral e 10 anos depois, em 1984, formou-se em História.
Sua vida  política é marcada pela luta em favor da natureza, e da floresta Amazônica, o que lhe garantiu destaque internacional, tendo recebido diversos prêmios. Começou sua carreira como vereadora em Rio Branco, onde fundou a CUT ao lado do ambientalista Chico Mendes.
Ela ainda foi deputada estadual e Senadora, sempre vencendo com as maiores votações. Seu prestígio valeu o convite do Presidente Lula  para ser ministra do Meio Ambiente, cargo que exerceu por 6 anos. Acabou saindo por divergências, principalmente, com a então Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Por sua ligação com as questões ambientais foi convidada pelo Partido Verde para ser candidata à presidência. Ela aceitou, e com muita dor no coração, saiu do PT e filiou-se ao PV

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)

No que diz respeito às pesquisas  eleitorais, o candidato do PSOL, Plínio Arruda nem é citado. No entanto, esse senhor nascido em 1930 é uma das figuras mais comentadas na internet, especialmente no Twitter.
O que chama a atenção  nesse candidato é a postura contestatória, que fatalmente o liga à antigos ideais socialistas. Formado em Direito, atuou duas vezes como Deputado Federal em períodos bem diferentes da história brasileira. Uma na época da Ditadura (62 à 64); outra, bem mais tarde (86 à 89).
Como muitos brasileiros com postura políticas de esquerda, Plínio Arruda se exilou no Chile no fim do anos 60. Lá trabalhou na FAO, órgão da ONU responsável pelas áreas de agricultura e alimentação durante 10 anos.

No fim dos anos 70, também como muitos outros exilados, lutou pela redemocratização do Brasil, e foi um dos fundadores do PT, sendo responsável pela elaboração do estatuto do partido.


José Serra (PSDB)

 

José Serra nasceu em São Paulo em 19 de Março de 1942, filho de um imigrante italiano e de uma brasileira descendente de italianos. O pai era vendedor de frutas no Mercado Municipal. Apesar de ser de classe média baixa, Serra conseguiu concluir os estudos sem a necessidade de trabalhar.
Sua vida política foi bem agitada. Ainda jovem, no início dos anos 60 atuou ativamente no movimento estudantil, e foi presidente da UEE-SP e da UNE, união dos estudantes. Por esse motivo, e por suas ligações com João Goulart, foi perseguido pela ditadura e acabou obrigado à fugir do Brasil como tantos outros naquela época.
Um detalhe interessante é que, antes de partir para o exílio, Serra se escondeu na casa de Tenório Cavalcanti, conhecido como o homem da capa preta.
De volta ao país em 1977, antes da anistia, José Serra foi deputado constituinte, e é considerado um dos criadores do Seguro-Desemprego.

Essa é um pouco da história bem resumida dos candidatos, procure saber mais sobre eles e faça valer seu voto.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails