domingo, 5 de setembro de 2010

Saiba quem você estará elegendo votando no humorista Tiririca

Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca detém a candidatura bizarra mais comentada destas eleições, prova disso é o fluxo de tweets (contra e a favor) que circulam sobre o candidato no Twitter, os vídeos com milhões de acessos no Youtube e comunidades no Orkut que chegam a mais de 60 mil membros.
“O que é que faz um Deputado Federal?
Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto. Vote no Tiririca, pior que tá não fica.”. Com esse discurso Tiririca já é um dos candidatos com mais intenções de voto para Deputado Federal em SP. Dentre os 2 mil entrevistados, 1769 votariam no Tiririca.
Assim como Paulo Maluf (PP), Tiririca é o "puxador de votos" de seu partido, o PR. Ambos ganham espaços de destaque na TV e números fáceis de decorar (1111, para o candidato considerado 'ficha suja' pelo TRE-SP, e 2222, para o palhaço).
De acordo com o critério da proporcionalidade previsto pela legislação eleitoral, o número de vagas de cada partido é definido pela soma de votos dos candidatos e da legenda dividida pelo número de vagas a que cada Estado tem direito. Desta forma, o sistema proporcional cria a possibilidade de parte das vagas no Legislativo serem preenchidas por candidatos que receberam um baixo número de votos.
O exemplo mais famoso ocorreu em 2002, quando Enéas Carneiro (1938-2007), do extinto PRONA, conseguiu levar consigo cinco candidatos. Entre eles figurava Vanderlei Assis, que havia recebido somente 275 votos. Dependendo do número de votos de Tiririca, o humorista pode ajudar a eleger os seguintes políticos que também disputam uma vaga pelo PR-SP:

Agnaldo Timóteo, 73 anos, cantor.Como vereador por São Paulo, causou polêmica ao tentar emplacar um projeto de lei para mudar o nome do parque Ibirapuera (zona sul) para parque Michael Jackson, em homenagem ao cantor pop morto no ano passado. No horário eleitoral gratuito deste ano, apresenta-se como "herdeiro político" do estilista Clodovil (1937-2009).

Valdemar Costa Neto, 61 anos, ex-presidente do PL.Renunciou ao cargo de deputado federal em 2005 para escapar da cassação após ser acusado de envolvimento no caso do mensalão, relativo à suposta compra de apoio de partidos pelo PT.


Luciana Costa, 39 anos, deputada federal da última legislatura.
Assumiu a vaga deixada por Enéas Carneiro, de quem era suplente e secretária parlamentar. No ano passado, levou à Câmara um projeto de lei para instituir o Dia do Peão de Rodeio, a ser comemorado anualmente em 25 de agosto. No horário eleitoral da TV, tenta colar sua imagem à figura de Enéas, inclusive imitando seu jeito de discursar, como você pode conferir no vídeo abaixo.
   
Juca Chaves


Juca Chaves (Jurandyr Czaczkes), 71 anos, humorista, músico e compositor."Não serei um deputado comum, serei também um Menestrel Na Corte, cantarei como sempre fiz, fazendo minhas denúncias em forma de sátiras", promete o candidato no Twitter.

Pastor Paulo Freire, 55 anos, presidente da Assembleia de Deus de Campinas e do Conselho de Doutrina da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
É a primeira vez que se candidata a deputado federal. Neste ano, posicionou-se publicamente contra a adoção por casais gays, direito reconhecido pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Além deles, candidatos do PT, PRB, PC do B e PT do B, todos da coligação "Juntos Por São Paulo", podem se beneficiar de uma eventual votação expressiva de Tiririca.

Como Disse Tom Cavalcante nesse video sobre um candidato a prefeito de BH mas adaptando um pouco : "O Brasil nao precisa de um bom humorista, mas de um bom politico."

Postagem Original do MINILUA

2 comentários:

Pankwood disse...

Deveriamos processar esse cara, isso é um insulto a nossa inteligência. Mas o que mais me indigna é saber que muitas pessoas vão votar nele. Como é que pode?

LEO THAI disse...

Tinha um promotor tentando impedi-lo de se candidatar, embora acheu q nao dara em nada afinal temos liberdade de expressao, torço para que de certo, mas o que deveria acontecer mesmo era que os eleitores entendessem o quanto isso é ultrajante.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails